22 de jun. de 2012

Tratamento das unhas

Olá meninotas!
Não sei se já falei antes, mas eu sou uma daquelas adeptas a não tirar as cutículas. Aprendi lendo vários blogs a respeito e resolvi parar definitivamente de tirá-las.No início ficava preocupada com o que poderia transparecer para as pessoas, pois podiam pensar que eu era uma desleixada que não me cuidava e que não tinha higiene. Depois pensei que não deveria me importar com ninguém e pronto! Rsrsrs. Garanto que só vi benefícios.
Vantagens:
# você não corre o risco de tirar “bifes” da cutícula e ficar com a sua unha feia;
# tirando a cutícula você pode muitas vezes pegar uma infecção: seja pelo material utilizando na manicure, ou pelas coisas que você manuseia (quem trabalha em banco mexendo com dinheiro por exemplo);
# o gasto de tempo fazendo a unha é menor;
# o acabamento de uma esmaltação é muito melhor;
# fica com aparência mais saudável (ao invés de desleixada).
Desvantagens:
# não percebi nenhuma.

A cutícula é um excesso de pele que serve para proteger a raiz da unha (onde ela se origina)... então para quê tirá-la não é mesmo?
Essa pele fica ressecada e à medida que você tira, ela cresce e cresce. A partir do momento que você não retira é incrível... ela para de crescer! E a fim de evitar o ressecamento, basta hidratá-la periodicamente e usar removedores sem acetona.O ideal também é você evitar ao máximo encostar o esmalte na raiz da unha, assim você não precisará esfregar muito com o palito/algodão quando for tirar os excessos. Isso machuca e resseca mais a cutícula.
Costumo fazer as minhas unhas uma vez na semana e o resto dos dias eu apenas hidrato.Mostrarei à vocês o meu passo-a-passo:
Inicialmente removo o esmalte da unha com um removedor sem acetona. Ultimamente utilizo um da Guararapes com glicerina e lixo logo as unhas (prefiro quadradas):

Passo nas cutículas o amolecedor de cutículas da Risqué que contém óleo de orquídea (não fico sem ele). O meu não chegou nem na metade e já irei comprar outro:

Aguardo um tempinho e com o palito empurro as cutículas (observem que nesse momento elas já se escondem):

Em seguida basta limpar com uma toalhinha e as possíveis pelinhas que surgirem no canto da unha vocês retiram com o alicate. Mas lembrem-se que não é para tirar a cutícula, e sim pequeeeeeeeeeeeeenas pelezinhas que apareçam. Vou repetir a foto inicial mostrando essas pelezinhas para vocês verem o antes e o depois:

Pronto! Para finalizar passo a base fortalecedora da Risqué e a unha está pronta para a próxima esmaltação:

Ah! Antes que eu esqueça o hidratante que utilizo para manter as minhas cutículas impecáveis é o da Avon. No início eu não gostava muito do cheirinho dele, mas já estou acostumada.Qualquer hidratante serve para vocês cuidarem das cutículas, mas aconselho os que são próprios para isso, pois o poder hidratante deles é muito maior:



E aí? Gostaram?
Vocês costumam tirar as cutículas, ou são "inimigas" do alicate?

3 comentários:

  1. Adorei o post, Lú!!! =) Esse é um tema muito importante e sério. Eu também evito tirar as cutículas, mas confesso q preciso ter mais disciplina e hidratá-las com mais frequência!! rs
    Valeu!! =)
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  2. Ah Lu eu adorei o amolecer do cutículas da Risqué, na verdade eu já havia visto mas fique meio receiosa de compar pois pensei que não daria certo, que secaria rápido ou ficasse melequento demais. Pelo post vi que é uma maravilha vou testar.
    Comecei a não tirar cutículas incentivada por você :) e já estou há mas de um mês nesta luta e já vejo diferença.

    Amei o post Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Emily, precisando... estamos às ordens ok?
      Com muita força de vontade e determinação, você não tira as cutículas! rs

      Excluir