26 de fev. de 2011

Como ter unhas mais fortes e duras

Oi meninas!

Tudo bem?
Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência com endurecedores / fortalecedores de unhas.
Eu já provei vários produtos fortalecedores de unhas de marcas diferentes, pois tenho as unhas muito fracas, moles, que descamam e quebram com facilidade e por isso tenho dificuldade em deixá-las crescer. Então sempre que acabava meu fortalecedor, eu comprava outro diferente para ver se era melhor e se funcionava. Mas a verdade é que eu nunca percebia nenhuma melhora. Era como se eu estivesse simplesmente usando uma base de unhas normal. Era muito frustrante! Até que aqui na Espanha eu experimentei o endurecedor de unhas Mavala Scientifique (Nail Hardener), que vem num vidrinho de 5 mL.


Esse é o primeiro (e por enquanto o único) produto que experimentei e que realmente funciona. Dá para notar mesmo a diferença.
Como muitos outros endurecedores de unhas, esse produto contém formaldeído em sua fórmula, mas em pouca quantidade. O importante é não deixá-lo em contato com a pele, inclusive porque pode endurecê-la, ressecá-la ou causar alguma reação alérgica. Como o produto é líquido (vi que existe também em forma de caneta, mas ainda não provei), é recomendável passar um óleo ou creme hidratante nas cutículas e em volta das unhas primeiro e então aplicá-lo somente nas pontas das unhas (na parte crescida das unhas) e deixá-las secar para baixo (seca rápido) como se indica no modo de uso do produto. E pronto!
Se as unhas são muito fracas (como as minhas), pode-se repetir a aplicação e aplicá-lo uma ou duas vezes por semana durante o primeiro mês de uso. Passado esse período, basta aplicá-lo somente a cada duas ou três semanas.
O líquido é verde e o vidrinho vem dentro de uma caixa (como vocês podem ver na foto) com uma espécie de bula com todas as instruções. Seguindo o modo de uso e guardando adequadamente o vidrinho, o produto dura bastante.
A Mavala é uma marca Suiça e tem vários produtos para unhas e mãos, como esmaltes,  bases, top coats, estimulador de crescimento das unhas, cremes, óleos, removedores de esmalte, spray secante, caneta corretora de esmalte, palitos de madeira, lixas etc. Eu tenho vontade de provar o removedor de cutículas.
Aproveito para deixar claro que não ganhei nada da marca para falar dela nem dos seus produtos aqui. Eu simplesmente queria compartilhar algo que eu mesma comprei e que por fim funcionou comigo!

Já com relação a produtos naturais para ter unhas mais fortes e saudáveis, é recomendável consumir nozes, amêndoas, germe de trigo, peixes, levedura de cerveja (existe em pó e em cápsulas), pão integral, feijão cozido, leite e seus derivados (como queijos, iogurte etc.), ovos, cogumelos, geléia real, couve-flor, banana, vagem, espinafre, agrião, cenoura, pepino, verduras cozidas, frutas, cereais e legumes em geral etc., que são ricos em vitaminas do complexo B, já que a carência de vitaminas desse grupo está associada entre outras coisas à fraqueza das unhas.
Atenção especial a um detalhe: como as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, podem ser dissolvidas na água do cozimento, é melhor consumir o que for possível em sua forma natural, crua, e o que não for possível, cozinhar o mínimo de tempo possível e tentar aproveitar a água do cozimento e consumi-la também. Pode-se aproveitar a água de cozimento dos alimentos para preparar o arroz, uma sopa ou um molho por exemplo. ;)
E ao serem hidrossolúveis, as vitaminas do grupo B não podem ser armazenadas pelo nosso corpo, então devemos consumi-las diariamente, ok? E o corpo elimina o excesso (se houver)!

Também é aconselhável consumir proteínas, que podem ser encontradas nos peixes, ovos, soja, leite e seus derivados etc., já que as unhas são compostas principalmente por uma proteína chamada queratina. Uma fonte eficaz de proteínas digestivas (de mais fácil digestão) é a espirulina, que é uma microalga marinha azul verdosa. Ela pode ser encontrada em herbolários e lojas de dietética. A digestibilidade de suas proteínas é de 85% (comparado a 20% no caso da carne!). E ela contém também minerais, betacaroteno e ácidos graxos essenciais! :)

Bem, meninas, é isso! Espero ter ajudado! Me digam se vocês gostam e têm interesse por esse tipo de informações alimentícias relacionadas à beleza, tá?

Bjão! :*

2 comentários:

  1. Di já me indicou esse produto, mas ainda não encontrei por aqui. Só comprando pela internet. Ainda vou comprá-lo... minhas unhas quebram muito.

    ResponderExcluir
  2. Desde que lo probe me han cambiado las uñas un monton parece que son otras, con tu entrada fijo que mejoras mucha uñas que aún no lo han porbado un beso
    te dejo la dire de mi blog guapa
    http://thetastyplum.blogspot.com/

    ResponderExcluir